03 setembro, 2009

O verdadeiro cartão de crédito




Ele abriu a carteira e pediu a conta. Do lado de lá da mesa a namorada, cansada mas em paz, num final de dia da semana em que ainda se pensa nas férias e se esquece que se volta ao ritmo monótono do trabalho. Era o dia do seu aniversário, anunciado primeiro com umas flores e logo celebrado com um leitãozinho, regado com um vinho frisante da casa, que adiantava o horário do sono. O empregado de mesa aproximou-se e, com delicadeza, colocou a factura num prato em cima da mesa. Vou pagar com cartão, pode ser visa ou multibanco? O senhor de meia-idade, de brilho pintado nos olhos e mascarado de espontaneidade, agarrou na carteira, tirou de lá um cartão que mal se via e respondeu, pode pagar com este! As portas que um cartão de sócio abrem, para lá do inferno da luz ou dos descontos no combustível…

1 comentário:

  1. Posso dizer-lhe que tenho cartão de crédito oiro já há muitos anos que não me custa nada porque trabalhei para aquele banco.
    Todavia, desde que veio o cartão de Crédito Benfica Member Gold comprei-o logo, apesar de ter anuidade.
    Agora tenho dois mas só me sirvo do Cartão Benfica Member Gold.
    É um enorme orgulho, quando puxo por ele e o apresento a pagamento. Ver o nome do nosso Glorioso, ver a águia imperial em fundo. Muitos "caixas " não conseguem esconder o seu assombro, os Benfiquistas que não conhecem, dizem ser muito bonito. Os outros ficam de trombas de inveja e despeito e não dizem nada.

    O outro cartão continua apenas a fazer o lugar na carteira, é de graça, o banco - por sinal, o mesmo - manda-mo mas como tenho o do Benfica não me sirvo do outro.

    ResponderEliminar